524974 Visitas | 18 de Dezembro 2017



Conveniências

Noticias

Livro de Visitas

Visita Virtual















A Casa

Foi com o objectivo de recuperar e conservar este valioso património de família (datado de 1752) que os proprietários decidiram abrir as portas da sua casa setecentista ao Turismo Rural.

A recuperação do imóvel passou pelo levantamento detalhado das suas características próprias, respeitando escrupulosamente a estrutura rústica beirã e o enquadramento espacial exterior.

O calhau rolado (seixos quartzíticos de grande dimensão retirados do rio Ceira) e a fraga (espécie de xisto), unidos por terra amassada, são a base da construção.

O tecto do piso térreo é suportado, de acordo com a tradição arquitectónica, por vigas e barrotes em castanho que nos proporcionam uma estimulante sensação de regresso ao passado ao transmitirem o ranger surdo do soalho no andar superior.

No entanto, esta rusticidade não entra em confronto com a comodidade e o conforto da vida moderna.

Os quartos são extremamente acolhedores, estão bem isolados termicamente e possuem aquecimento central.

Como forma de lembrar actividades/profissões, todos os quartos obedecem a um nome e a uma decoração temática diferente.

E a decoração do Quintal recorda-nos a vida de uma casa da aldeia. Desde as alfaias agrícolas usadas antigamente no trabalho agrícola, aos rádios antigos existentes nos quartos, que funcionam e que para além da sua função decorativa,  com o seu som característico dos rádios de válvulas, nos  transportam à época recuada das "telefonias"...

No exterior, a ornamentar as sete principais portas da casa, foram aplicados batentes em forma de tartaruga que outrora pertenceram a um palacete em Lisboa.

Uma imensidão de objectos que vale a pena descobrir.

Porém, um dos aspectos mais marcantes do Quintal de Além do Ribeiro é o... quintal propriamente dito. O espaço exterior, bem ajardinado e melhor cuidado, é dominado por um extenso relvado e uma piscina convidativa que tentam irresistivelmente ao pecado da preguiça.

Os hóspedes do Quintal podem optar por espaços mais expostos ou mais recatados, de acordo com a disposição do momento.



Todos os direitos reservados. Quintal de Além do Ribeiro. Copyright 2008. ©
Desenvolvimento e Design: iconO2 [www.iconO2.com]